Sobre

Em 2017, depois de 12 anos trabalhando exclusivamente com design gráfico e ilustração, finalmente tomei coragem para tirar meus projetos de hq do papel e publicá-los.

Em 2018, escrevi e desenhei minha primeira hq, Entrespaço. Financiada através da plataforma Catarse, fui selecionado para lançá-la no 10º FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos.

Ainda em 2018 participei de diversos eventos voltados à produção de quadrinhos independentes, entre eles JundComics, MegaCAF e Feira Des.Gráfica.

Em Dezembro de 2018 ainda obtive duas grandes conquistas: Tive a oportunidade de participar do Artists’ Alley da CCXP18, onde lancei minha segunda hq, O Bar do Pântano (também financiado pelo Catarse), e fui selecionado para expor no TCAF2019 em Toronto, Canadá. Além disso, O Bar do Pàntano foi indicada para o Troféu Angelo Agostini na categoria Melhor Lançamento Independente de 2018.

Em 2019 aumentei o ritmo da produção, com ao menos 4 títulos que serão lançados até Dezembro de 2019. Serão 2 publicações solo e 2 participações em coletâneas independentes, que você pode conferir nos previews abaixo.


Contato:

Email: dgpsousa@gmail.com

Twitter: @bomdiavermes

Instagram: @bomdiavermes

2019

Scorpio

(independente - cavernna comics)


Roteiro e Arte: Daniel Sousa

Scorpio, assim como Entrespaço, usa da ambientação sci-fi para abordar temas como o fracasso e a opressão que suprime o livre arbítrio. A hq retrata uma sociedade que é condicionada a aceitar sua extinção iminente como a ordem natural da vida, e como um grupo de pessoas examina esse condicionamento coletivo. O fim realmente é iminente? Até que ponto a humanidade é responsável por sua destruição? Há algo que possa ser feito?

A publicação segue a estética de Entrespaço, apresentando uma história de 36 páginas predominantemente em preto e branco, com alguns detalhes em cores, e de teor instrospectivo e metafórico. Formato americano.

Atualmente em produção, Scorpio será lançada durante a CCXP19.

(voltar)

Tachyon

(independente - cavernna comics)


Roteiro e Arte: Daniel Sousa

A descrição mais acurada para Tachyon é a seguinte: Uma hq semi-biográfica que pode ou não conter elementos de verdade.

Com sua primeira parte publicada serialmente na revista Benzine (publicação mensal digital entregue aos apoiadores do podcast Benzina no Meião), Tachyon revisita, de maneira não linear, uma série de acontecimentos na vida do autor de maneira sarcástica e fantasiosa. Apesar do tom afiado, a história de Tachyon trata sobre como carregamos e escolhemos (ou não) repetir as qualidades e os traumas de nossos antepassados.

Tachyon será impressa em P&B, com 24 páginas em formato americano, e será publicada através de financiamento coletivo, com lançamento previsto para a CCXP19.

(voltar)

Antologia VHS

Independente


Vários autores
Roteiro: Victor Freundt - Arte: Daniel Sousa

A Antologia VHS é uma coletânea de horror descrita por seus organizadores, Rodrigo Ramos e Fernando Barone, da seguinte maneira:

“Direto das prateleiras empoeiradas da memória. Terror, nostalgia e multa por não rebobinar. O cinema de horror dos anos oitenta está de volta em 320 páginas de medo, suspense e diversão em uma antologia que reúne 27 artistas em 15 histórias que resgatam a era de ouro das vídeo-locadoras.

Estrelando Airton Marinho, Aléssio Esteves, Antonio Tadeu, Azrael de Aguiar, Bernardo Oliveira, Bruno Bispo, Caio Oliveira, Cristal Moura, Daniel Sousa, Felipe Morceli, Fernando Barone, Hedjan Costa, Joane Barros, Joel Caetano, Juscelino Neco, Larissa Palmieri, Leander Moura, Leopoldo Anjo, Marcel Bartholo, Marcelo Damm, Michel Ed, Ricardo Carandes, Rodrigo Ramos, Samuel Sajo, Tiago Palma, Victor Freundt e Kiko Garcia. Um antologia organizada e editada por Fernando Barone e Rodrigo Ramos com a perturbadora capa de Dudu Torres.”

Participo desta coletânea ilustrando o roteiro doentio de Victor Freundt, entitulado “Monga - A sedução do Inocente”, que narra os acontecimentos macabros de morte e vida em um circo de horrores.

A Antologia VHS possui 320 páginas impressas em PB, num formato que referencia uma fita de VHS (18,7 x 10,2 cm).

(voltar)

Histórias para Não Dormir

Independente


Vários autores
Roteiro: Eric Peleias - Arte: Daniel Sousa

Histórias para Não Dormir é uma coletânea que segue a tradição do horror cósmico da obra de H.P Lovecraft, e apresenta 10 histórias com um elenco que mistura novos talentos e grandes nomes da hq nacional: Mhorgana Alessandra e Rafael Danesin, Marlos Quintanilha e Nicolas Santos, Humberto Lima, Gustavo Nascimento e Eder Modanez, Victor Dias e Oscar Dimitry (Kash), Edson Bortollete, Ede Galileu e Heavy, Eric Peleias e Daniel Sousa, Lucas Oliveira, Felipe Tazzo e Bruno Brunelli.

Nesta antologia dou vida ao roteiro de Eric Peleias, “O Chamado de Deus”, que narra a jornada peculiar de alguns internos em um hospital psiquiátrico.

64 páginas, PB, formato americano.

(voltar)

Rascunho do Inferno

Independente


Roteiro: Felipe Tazzo - Arte: Daniel Sousa

O universo criado para a hq O Bar do Pântano não se resume à hqs. Além de novos volumes planejados para 2020, webcomics, podcasts, animações e qualquer mídia nos dá liberdade para trabalhar novos personagens e situações.

(voltar)

2018

Entrespaço

(independente - Cavernna Comics)


Roteiro e Arte: Daniel Sousa

O Homem do Espaço é um conto que escrevi em 2011 e que deu origem a Entrespaço, minha estréia nas hqs. Apesar de se apresentar em um ambiente sci-fi, a hq é uma pequena crônica que narra os conflitos de um astronauta durante uma missão de recuperação na Lua.

Além de contar uma história, o roteiro reflete um período complicado pelo qual eu passei, lá em 2011. Ou talvez eu não tivesse passando por isso naquele momento, mas sim fosse algo que eu precisasse botar pra fora. Expurgar. Sei lá. O psicólogo aqui não sou eu e sim a minha esposa, então vamos deixar ela decidir. Eu aviso vocês.

Enfim.

Entrespaço foi publicada graças à uma campanha de financiamento coletivo pelo Catarse. Minha primeira hq, minha primeira campanha. E também minha estréia em eventos relacionados à quadrinhos: Seu lançamento oficial acontecerá no 10º FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos, entre os dias 30/05 e 3/06 de 2018, em Belo Horizonte.

O lançamento de Entrespaço conseguiu algum destaque entre a imprensa especializada em quadrinhos:



Review de Entrespaço no canal 2quadrinhos



Nota sobre Entrespaço - destaque do FIQ 2018 segundo Vinicius do 2quadrinhos

Campanha de Entrespaço no Catarse

Entrevista sobre Entrespaço ao Terra Zero

Review pelo blog Torre de Vigilância

Notícia sobre Entrespaço no Universo Hq

Notícia sobre Entrespaço no Torre de Vigilância

Entrespaço na lista principais lançamentos no FIQ 2018 - Revista O Grito

Seguem a capa e algumas páginas da revista.

O Bar do Pântano (e outras desgraças)

(independente - Cavernna Comics)


Roteiro: Felipe Tazzo - Arte: Daniel Sousa

PUBLICAÇÃO INDICADA AO PRÊMIO ÂNGELO AGOSTINI DE MELHOR PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE DE 2018

O Bar do Pântano é a primeira peça de um universo de histórias ambientadas nos Nove Círculos do Inferno. As histórias tem um pé no humor negro porém sem abrir mão do suspense e horror.

A idéia para este universo de histórias é alternar histórias fechadas com arcos maiores, permitindo uma maior liberdade criativa tanto na arte quanto nos roteiros.

Os roteiros são do escritor e produtor cultural Felipe Tazzo. Trata-se de uma edição de 48 páginas com 2 histórias fechadas. A hq foi lançada durante a CCXP18, onde participei do Artists' Alley em dezembro de 2018. Inicialmente programada para serem lançadas em duas edições, decidimos publicar as 2 primeiras histórias em um volume só. Este volume foi financiado com sucesso em campanha de financiamento coletivo através da plataforma Catarse, que pode ser acessada aqui

Benzine (capas e tiras)

(independente)


O zine Benzine é um projeto criado pelo Anarco Esporte Fino como recompensa aos apoiadores do podcast Benzina no Meião.

Com publicação mensal e distribuido digitalmente aos apoiadores, contribuo com as capas e uma página mensal de hq.

(voltar)

Z* (Zine online)

(independente - Cavernna Comics)


Roteiro e Arte: Daniel Sousa

Z* é uma série de zines - pequenas publicações tanto na quantidade de páginas quanto no formato - com publicação online através da plataforma Tapas.

Aproveito este formato para experimentar tanto na arte quanto nas idéias. A proposta é publicar uma página de um só quadro por dia, e eventualmente imprimir estas edições em antologias.

A primeira edição, Z1, já está em andamento e pode ser acompanhada AQUI.

Niilismo Apologético (tiras)

(independente)


Roteiro: Marcelo Grisa - Arte: Daniel Sousa

De uma conversa casual sobre depressão com o roteirista Marcelo Grisa surgiu Niilismo Apologético, um projeto de tiras semanais sobre o tema.

O projeto começou em Janeiro de 2018 e é publicado semanalmente online

Twitter

Instagram

Facebook

Ilustrações variadas